Vamos às compras!

Nestes dias de viver em casa, há um mundo por descobrir nas nossas dispensas. E ainda que nem tudo esteja lá, façam uma pequena lista, antes de saírem para as compras. Alguns produtos serão, neste período, muito fáceis de encontrar. Aqui vai:
- Tofu (parece queijo fresco feito a partir da soja, um dos alimentos mais versáteis da cozinha vegetariana (para sobremesas e pratos salgados) rico em proteínas, carboidratos, fibra, manganês, cálcio, selénio, fósforo, cobre, magnésio, ferro e zinco)
- Seitan (alimento cheio de proteína, de cor escura, feito a partir do trigo, rico em ferro, zinco e isento de colesterol, inadequado em dietas em glúten)
- Molho de soja (molho rico em cálcio, proteínas, ferro, Vitaminas B1 e B2, mas deve ser usado com moderação por causa do seu valor calórico. É só umas gotinhas.)
- Alho francês (de sabor forte, rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio e fósforo. Baixo em calorias, refora o sistema imunitário, controla a diabetes e previne doenças cardiovasculares. Atenua sintomas de bronquite e sinusite, bem como a artrite reumatóide e o ácido úrico - imprescindível!)
- Natas 100% vegetais (soja, de côco, arroz, para quem não pode usar a soja. Utilizo maioritariamente a marca Alpro - ricas em proteínas e dão um toque final, muito cremoso e com sabor delicioso)
- Bulgur (Obtido através dos grãos de trigo, rico em proteínas, ferro e fibra)
- Quinoa (Pequenos grãos minúsculos, rico em proteínas completas (tem todos os aminoácidos essenciais), rico em, ferro e não contém glúten (mais difícil de saborear, para quem ainda está no início desta aventura! Mas não desistam!)
- Millet (cereal com muitos anos, é milho-miúdo, alvo ou painço, rico em vitamina A e B. Utilizo muito nas sopas da Benedita, pois é alcalino, de fácil digestão e não contém glúten)

Para agora, bastam estes e não vamos utilizar todos na próxima receita!
Vamos lá às compras!


Comentários

Mensagens populares