Doce de tapioca e leite de côco

Nem só de salgados vive o Homem (e a Mulher!) e, por isso, trago-vos hoje um doce, muito simples de fazer e que vem mesmo a propósito, feito com um ingrediente que previne o aparecimento de fungos e vírus!
Confesso que não é a minha "onda", não aprecio muito fazer doces, mas não há nada como uma sobremesa, depois de um belo prato. Este é especialmente confeccionado para os amantes do côco e para os que não querem nem gostam de passar muito tempo na cozinha! 
Ainda não provei, mas quem já o fez diz que é para continuar! 
Espero que apreciem.

Valor nutricional:
Agave - baixo índice glicémio, mas deve ser tomado com moderação, não exagerem! Rico em minerais, como ferro, zinco e magnésio. Leiam bem os rótulos, optem por um produto livre de processos de refinamento.
Côco - Rico em fibras, Vitaminas A, D e E, contém ácido láurico (previne fungos, vírus e bactérias), zinco, potássio e selénio. Por isso, actua como antioxidante, melhora o funcionamento do intestino (mas não o comam quente! Melhora muitoooo o funcionamento do intestino!), fortalece o sistema imunológico e ajuda a emagrecer!
Tapioca - Produto brasileiro, proveniente da mandioca, tem baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. Atenção: para diminuir o seu alto teor glicémico, devem cozinhá-la com chia ou linhaça triturada.)
Chia - elevado teor proteico e de micronutrientes

#ÀMesaComaNatureza

INGREDIENTES

1 lata de leite de côco
100 grs de tapioca
1 colher de noz moscada
1 casca de limão
1 pau de canela (pode reutilizá-lo, basta lavar)
1 Colher de chá de sementes de chia
1 ou 2 colher de chá de agave (facultativo, é só para os mais gulosos e estes, claro!)
1 colher de sopa de côco ralado (facultativo)
1 colher de chá de doce de frutos vermelhos (facultativo)
2 nozes em bocados (facultativo)


PREPARAÇÃO

Colocar em lume brando o leite de côco, a tapioca, a noz moscada, a casca de limão e o pau de canela. Deixar cozer em lume brando por 20 minutos, sempre sem deixar de mexer com uma colher de pau. Quando engrossar, retirar o pau de canela e a casca de limão, adicionar a chia, o côco ralado e o agave (facultativo, estes dois).
Servir bem frio, com uma colher de doce polvilhado com côco ralado e nozes.

(NOTA: Nas fotos, é o doce branco. Para obterem a receita do escurinho, primeiro experimentam este e comentam nesta receita a vossa experiência! :D)


Agave biológico (substitui o açúcar comum, tem baixo índice glicémico)


Comentários

Mensagens populares